Dependência Química

Tércio Vieira Camargo

29 de dez. de 2009

DROGADIÇÃO

Uso e abuso (RACIONALIZAÇÃO):
- eu uso porque ela existe; porque tenho acesso fácil ou difícil, mas tenho; porque convidado a usar pela atração exercida pelos meios - familiar, comunicações [curiosidade]; cultural [pelo comportamento do grupo, os homens são sem dúvida mais unidos que as mulheres, portanto não vai deixar de usar a droga quando oferecida, para não demonstrar uma desfeita e correr o risco de ser isolado/ expulso do grupo] dados apresentados pelo Psiquiatra Gaiarsa.- o abuso aparece na fase da dependência- o abuso de droga altera a sua imagem, sem que o dependente perceba.
Tolerância
- o nível de tolerância é a quantidade introduzida- o gostar de um tipo de droga é por ter atributos [líquida/aroma/sabor/refrescante/cor/etc.]- a tolerância da droga diminui na fase da dependência.
Efeito
- efeito bifásico no uso do químico, na la fase estimula e/ou bem estar e na 2a fase deprime- a droga e a ligação com o usuário poderá a tornar-se dependente de uma droga pela conseqüência do efeito que ela oferece - quero ficar muito maluco /down /alivio imediato, ou ainda ampliar e continuar o comportamento- o efeito da droga depende: do usuário, quantidade/concentração, via de uso, as condições ambientais, a atividade exercida [velório, festa], etc.No tocante a quantidade/concentração - álcool somente não é usado como anestésico, por ser grande a dosagem, podendo chegar ao coma alcoólico e passado o efeito à indisposição orgânica ser desagradável.O efeito da cocaína é apreendido pela quantidade utilizada, já a concentração de pureza é inteiramente questionável, possivelmente poderá levar o DQ a uma overdose.
Síndrome de abstinência
Síndrome é o conjunto de sinais e sintomas. Abstinência é a falta/ausência/diminuição/parada. Sendo aguda e aparece em horas/dias. Sendo demorada/tardia e aparece após meses/anos. Obs. - o álcool/cocaína são hidrossolúvel [eliminada em horas e vestígios de 1 a 2 dias] e a maconha é lipossolúvel [a droga se deposita na gordura e demora de 10 a l5 dias a ser eliminada e por esse motivo a síndrome é muito severa e prolongada]. Dependência da droga na forma psicológica e na forma física é a síndrome de abstinência, que é um termo/frase de fácil entendimento popular Dependência psicológica é vista como obsessão, ocorre na mudança da emoção, os sinais/sintomas são:
-Emocional ansiedade [o DQ é o dobro ansioso que a média da população], alteração do humor [mudança brusca comportamento], agressividade, angústia, irritabilidade, tensão, desorientação no tempo e no espaço, paranóia [medo, perseguição, pânico], depressão primária [o DQ gera problemas iguais ao doente psiquiátrico depressivo], convulsões.-Memória confusão mental, concentração, raciocínio, lapsos de memória, crise de identidade.-Sono alterado [insônia ou sono pesado], sonhos aumentados [onde as angústias são resolvidas à fabricação de coisas boas e a esperança de acontecer], pesadelo [geralmente com a drogradição]Dependência física é vista como compulsão, ocorre a mudança física, os sinais/sintomas são:-sudorese [suor aumentado], cefaléia [dor de cabeça], dores musculares, câimbras, tremores, fadigaoscilação pressão arterial [alta ou baixa], taquicardia [coração acelerado], febre, náuseas e vômitos, diarréia ou intestino preso, falta de apetite, alucinações/delírios.
Benefícios x Problemas
- no início do uso de droga tenho prazer [me deixa legal/solto] e/ou alívio imediato.- ela traz benefícios, fornece ao homem o triângulo - o poder + o prestígio + sexo [como consigo fazer mais fácil as tarefas no trabalho e sou admirado pela minha competência]- os problemas são sinalizados pelas perdas materiais/moral/legal e seqüelas psico/físicas.

Fonte: http://www.adroga.casadia.org/inicioefim/002_CAUSAS_CONSEQUENCIAS_DA_DEPENDENCIA_QUIMICA.htm

0 comentários:

Postar um comentário